"Uma pessoa que não conhece a sua história é como uma árvore sem raízes." (Marcus Garvey)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que é o Projeto?

          O Projeto Olhar nas Costas da Memória consiste em refletir sobre as relações existentes entre corpo, cultura afro-descendente e memória. Desta forma propõe-se ligar sujeito e conhecimento através de experiências vividas nas atividades de interações artísticas na Praça Mestre Bimba do Espaço Cultural Pierre Verger.
         Segundo Petrovick (2004), Uma coisa é ser afro-descendente, outra é sentir-se afro-descendente, ou seja, viver a vida afro-descendente, ser afro-descendente, vivenciar aspectos culturais que nos levam a referenciais afro-descendente. E a memória, vista como atividade mental, implica nesta escolha, nesta seleção que se processa a partir de referenciais individuais e coletivos. 
          Por um lado as características fenótipas não têm como serem escondidas, elas estam na nossa face, no nosso jeito, nos nossos gestos. Mas por outro, quais são estes aspectos culturais que nos traz referências? Seriam as brincadeiras infantis? Seriam as histórias contadas? Seria a música? A dança? O que me leva selecionar situações que me remetem as questões da cultura afro-descendente? E este corpo afro-descendente? Sou negro ou não? Por que sou negro? Minha família é negra? Meus professores e colegas são negros?
          A partir das reflexões do que seja e como se caracteriza os elementos para se formar um corpo afro-descendente a metodologia utilizada para o desenvolvimento deste projeto foi trabalhar a deriva.
          O que é estar a deriva? Segundo Jacques (2003), deriva é a técnica da passagem rápida por ambiências variadas. Seria a apropriação de espaços através da ação de andar sem rumo. Algumas vezes derivar está ligado a ambientes urbanos, mas a partir do momento que não se tem um espaço especifico para o desenvolvimento de uma atividade artística nada melhor que desenvolver a idéia de construir situações que venham mapear os diversos comportamentos com relação ao tema proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário